sexta-feira, 1 de Abril de 2011

Métodos de Separação de Misturas- Professora Nara


Mistura e Sistema
Hoje nós vamos falar sobre Métodos de Separação de Misturas , mas antes disso vamos voltar um pouquinho e relembrar alguns conceitos.

O que é uma substancia? É um material constituído por moléculas quimicamente iguais e que possui propriedades físicas, químicas, próprias e invariáveis.

Simples – só um elemento. Ex: Gás oxigênio = O2   
Composta – mais de um elemento Ex: água = H2O

Então agora nós podemos ver o que é uma mistura.
O que é uma mistura? Mistura é um material que não possui todas as propriedades definidas porque é constituído de duas ou mais substancias diferentes. Ex: água destilada e sal é uma mistura, porque? Porque contem duas substancias diferentes = H2O + NaCl. Que tipo de substancia? Composta.
Qual outro exemplo nós podemos dar como sendo uma mistura? O granito (mica, quartzo e feldspato), o petróleo também é uma mistura (metano, etano, propano, entre outras) que não vou citar, pois são muitas.
E o que é um sistema? Tudo que é objeto da observação humana. Ou seja, independente de uma amostra ser uma substancia ou uma mistura, ela será denominada sistema e poderá ser classificada em função de seu aspecto visual.
Que classificação é esta?
Sistema homogêneo: é aquele que possui uma única fase, ou seja, é monofásico.
Sistema heterogêneo: é aquele que possui mais de uma fase, neste caso ele pode ser bifásico (duas fases), trifásico (três fases), tetrafásico (quatro fases) ou polifasico (inúmeras fases).
As substancias e as misturas também podem ser classificadas como homogêneas e heterogêneas.

Substancias homogêneas e heterogêneas
Homogênea é quando a substancia apresenta uma única fase de agregação. Como a água destilada liquida, o ferro solido, amônia gasosa.
Heterogênea é quando a substancia esta mudado de fase de agregação. Ex: água e gelo.

Misturas homogêneas e heterogêneas
Homogênea é quando as substancias componentes desta mistura estão totalmente dissolvidas umas nas outras. Ex: álcool hidratado (água e álcool etílico), ouro 18 k ( 75% ouro, 12,5% prata e 12,5% cobre). Como vocês podem ver aqui na minha aliança.
Heterogênea é quando as substancias componente da mistura não estão dissolvidas umas nas outras. Ex: o sangue, o leite (quando você ferve o leite não forma a nata, então são as gorduras que não se dissolvem no leite e solidifica quando fervemos o leite. Quando você ferve a água isso não ocorre porque os sais minerais presentes na água se dissolvem completamente)por isso a água é uma mistura homogênea e o leite heterogênea.
Agora que já sabemos o que é mistura e quando ela é homogênea e heterogênea, nós vamos falar sobre métodos de separação de mistura.
Quais os métodos de separação de mistura vocês conhecem?
No dia a dia de vocês, na casa de vocês, lá na cozinha ocorrem métodos simples de separação de misturas.

Catação: é um método rudimentar de separação de misturas baseado na diferença de tamanho e de aspectos das partículas de uma mistura de sólidos granulados.
Ex: quando a mãe de vocês vai cozinhar feijão primeiro ela cata o feijão separando as pedrinhas que vem junto, as vezes milho e outra impurezas que podem estar presentes no feijão.

Peneiração: ocorre quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas são levemente diferentes, é colocada em uma peneira e submetida à agitação.
Ex: quando a mãe de vocês vai fazer um bolo ela peneira a farinha de trigo porque, porque muitas vezes a farinha empedra e se ela colocar a farinha direto na massa, o bolo vai ficar com pedaços de farinha crua na massa. Por isso é importante a peneiração, assim a farinha empedrada não passa pela peneira. Os pedreiros também usam a peneira para peneirar a areia.

Filtração: é utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido. O tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e são retidas pelo papel-filtro que deixa passar o líquido.
Ex: todo mundo já viu a mãe de vocês fazer café, o papel filtro deixa passar a água e o pó do café fica retido no filtro. Filtro de água que retém as impurezas, ar condicionado filtra as impurezas do ar. São todos exemplos de filtração comum. Tem outro tipo de filtração que é a filtração a vácuo.

Sedimentação fracionária: serve para separar misturas do tipo sólido-sólido cujos componentes apresentam densidades diferente.
Ex: uma mistura de areia e serragem em pó. A areia é mais densa que a serragem, então eu vou acrescentar água na mistura e a serragem que é menos densa que a areia vai subir e a areia vai descer para o fundo do recipiente.

Decantação: serve para separar mistura de substancias imiscíveis, ou seja, que não são solúveis uma na outra do tipo líquido-líquido.
Ex: água e óleo. Para separar os líquidos imiscíveis basta colocá-los em um funil de decantação. Este funil tem uma torneira que é aberta cuidadosamente deixando o líquido mais denso (água) escoar em um recipiente posicionado abaixo do funil, fechando-se a torneira antes que o líquido menos denso (óleo) escoe.
Centrifugação: é utilizada para separar, de forma mais acelerada, misturas imiscíveis do tipo sólido-líquido quando o sólido se encontra finamente disperso no líquido.
Ex: água e iodeto de chumbo ll. Esse processo é feito em uma centrifuga que devido ao seu movimento de rotação, as partículas de maior densidade (iodeto de chumbo ll)  são arremessadas para o fundo do tubo.

Destilação: é utilizado para separar misturas homogêneas do tipo solido-liquido nas quais os componentes tem pontos de ebulição diferentes.
Ex: água e cloreto de sódio. A mistura é colocada no balão de destilação e é aquecida. Quando a água atingir seu ponto de ebulição o vapor de água vai passar pelo tubo interno do condensador e será resfriado passando novamente para o estado líquido saído do outro lado do condensador.
Tarefa para casa: ler um artigo sobre métodos de separação de mistura utilizados na indústria alimentícia. Eu quero, nome do artigo, autor, referencia, e texto opinativo. Como assim professora. Não quero nem resumo nem cópia. Ler o texto e escrever com a palavras de vocês relacionando com o que vocês aprenderam na aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário